quinta-feira, 6 de abril de 2017

10ª Edição da Escola do Soldado: Almeida, dias 17, 18 e 19 de março de 2017 - Reportagem fotográfica (11ª Parte: Freineda-continuação)

 

Caríssimos(as),

Cabe agora trazer uma nota relativa aos acesos e animados combates histórico-militares, que durante toda a manhã de domingo, dia 19 de março, animaram as ruas da aldeia de Freineda!

 

Os soldados do Regimento de Artilharia nº 4 foram dos primeiros a chegar ao "campo" de batalha, depois de terem saído de madrugada da fortaleza de Almeida e trazido as suas peças de artilharia, através de montes e vales até Freineda.


Claro que nesta tarefa foram auxiliados por soldados de artilharia que são naturais da zona e por isso conhecedores de todos os atalhos até Freineda, como é o caso do Fonseca e do Correia.

 

 E, claro está que, uma vez chegados ao local, dedicaram-se de imediato a fazer sucessivos disparos através das ruas da aldeia!

O que vale é que, prevendo precisamente esta eventualidade, os habitantes da aldeia reforçaram os muros e as paredes das suas casas, nos dias que antecederam este evento...


Os nossos soldados Paulo e Carlos, do RI 23, mal chegaram a Freineda também puseram logo a "trabalhar" os seus mosquetes Brown Bess.


Os nossos amigos do RI 19 não deixaram os seus créditos por mãos alheias e ocuparam vários locais estratégicos da aldeia.



E bem preciso foi, porquanto de imediato começaram a surgir disparos e lutas corpo-a-corpo por toda a aldeia!



Sendo que, parece que até os animados elementos do nosso Departamento Civil não resistiram a participar nesses perigosos combates de rua, isto apesar de alguém ter tentado protegê-los dos eventuais riscos associados aos mesmos e sugerido que seria melhor não o fazerem.

Foi o tipo de conversa que, como se costuma dizer, "entrou por um ouvido e saiu pelo outro", pois que quando as mulheres da Beira Alta sentem o cheiro da pólvora, nada as consegue fazer parar!



Autoria das imagens: Fernando Peneiras e Carlos Marques.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário